Veja quais são os carros da Volks que estão envolvidos na fraude

411

A Volkswagen divulgou no final da tarde desta sexta-feira (25) a lista de modelos que estão envolvidos no escândalo que ocasionou a demissão o ex-CEO Martin Winterkorn. São cerca de 5 milhões de carros de passeio e 6 milhões de comerciais leves (utilitários, picapes e camionetas). A empresa afirma que está desenvolvendo uma “solução para que qualquer inconformidade técnica dos veículos afetados seja sanada” através da rede autorizada, mas ainda não esclareceu como e quando isso ocorrerá.

vw-presidenteO presidente-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, renunciou nesta quarta-feira (23)

Todos os carros afetados utilizam o motor 2.0 TDI (turbodiesel), da família EA 189. A marca, porém, não esclarece se Jetta e Beetle (novo Fusca), ambos feitos sobre a plataforma do Golf 6, estão na lista. Além deles, a picape Amarok, que é o único modelo vendido no Brasil que pode estar na relação, também não foi citada.

No Brasil, o Ibama afirmou que irá investigar se a picape Amarok faz parte do lote de carros com fraude no sistema para burlar índices de emissões — em caso positivo, a multa pode chegar a R$ 50 milhões. Procurada por UOL Carros, a Volkswagen afirma que aguarda posicionamento oficial da matriz sobre a picape.

Essa relação elaborada pela matriz da Volkswagen tenta reduzir os efeitos de embargos de diversas agências nacionais contra os carros da marca. Nos Estados Unidos, a Volkswagen teve negada a autorização das autoridades americanas para vender os modelos 2016 a diesel como a nova geração do Passat.

“A Volkswagen não recebeu certificado de conformidade da EPA para os modelos 2016 de seus veículos a diesel de quatro cilindros”, declarou Christopher Grundler, um dos responsáveis pela agência americana.

A Suiça foi outro país a se pronunciar proibindo vendas da marca no país, embora ainda não tenha definido quais modelos são afetados.

Os carros envolvidos

Divulgação
Divulgação

Golf 6

Esta geração do hatch, anterior ao atual Golf 7, não foi vendida no Brasil.
Divulgação
Divulgação

Passat 7

Atual geração do sedã/perua também, mas Brasil só recebe versões a gasolina.
Divulgação
Divulgação

Tiguan

A primeira geração do SUV compacto está na lista; no Brasil, o modelo só é vendido com motor 2.0 turbo a gasolina.

Quem está limpo

Murilo Góes/UOL
Murilo Góes/UOL

Golf 7

O atual modelo do hatch, que obedece às atuais normais europeias de emissões, está liberado. No Brasil o carro só utiliza motores turbo a gasolina.
Murilo Góes/UOL
Murilo Góes/UOL

Passat 8

A novíssima geração do sedã, que ainda não estreou no Brasil, também está livre.
Felix Kaestle/EFE
Felix Kaestle/EFE

Touran 4

A perua vendida na Europa, que nunca chegou ao Brasil, também escapou.


Fonte: UOL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.