Unidos da Ponte: a escola de São João de Meriti

1044
Como abre-alas do Embaixada Samba, esquentando os tamborins, entra na concentração no Portal Baixada a Unidos da Ponte. Conheça um pouco da história dessa grande agremiação da Baixada Fluminense.

ponte4-portal_baixadaAfilhada da nada mais nada menos que a Estação Primeira de Mangueira, A Ponte, como é carinhosamente chamado o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Ponte, é uma escola de samba  de São João de Meriti, que participa do carnaval carioca e fez sua estreia em 1959 com o enredo Revista brasileira da carnavalesca e  Presidente Carmelita Brasil, primeira mulher a dirigir uma escola de samba, ficando em 11° lugar na colocação do grupo 2 da época.

Originária de São Mateus, a Unidos da Ponte já realizou seus ensaios no Centro de São João e no bairro carioca da Pavuna. Entretanto, no dia 8 de novembro de 2014, reinaugurou sua quadra em São Mateus na Avenida Ana Brito da Silva 92.

Tendo participado do Grupo Especial algumas vezes,   muitas com enredos e desfiles marcantes, como O Casamento de Dona Baratinha em 1982 – do carnavalesco Geraldo Cavalcanti, em 1988 com O Bem-amado Paulo Gracindo – de Orlando Pereira e em 1994 com Marrom da Cor do Camba do carnavalesco Washington Luiz, uma homenagem à  cantora Alcione, a Escola foi imprimindo sua marca e sua história na Baixada Fluminense e no Carnaval carioca.

Em 1995, exaltando o estado do Paraná, sua bateria vestiu-se de tropeiros e foi comandada por Mestre Pelé, ex- Beija-Flor, para conquistar o Estandarte de Ouro de melhor bateria, o Oscar dos sambistas, prêmio criado pelo jornal O Globo em 1972 para os melhores do carnaval.

Hoje a Ponte desfila pelo Grupo de Acesso B do Rio de Janeiro e levará para Avenida neste carnaval de 2016 o enredo “Africanidade, heranças de além-mar”, tema escolhido e assinado pelo carnavalesco Severo Luzardo.

A Unidos da Ponte será 11ª agremiação a desfilar na terça-feira de Carnaval  na Intendente Magalhães e espera contar não apenas com os torcedores meritienses, mas com todos os simpatizantes da folia de Momo na Baixada Fluminense.

A todos os integrantes da Unidos da ponte o desejo desta coluna para que os Deuses Africanos de além-mar os concedam um grande desfile. Axé Ponte !!!


Desfile 2016

ponte-tema-2016-portal_baixadaToda semana, a partir das 20 horas, a escola estará com seu time de canto, a bateria Ritmo Meritiense de mestre Ronaldo Izidoro, o casal de Mestre-sala e Porta-bandeira, baianas e as Passistas da Ponte ensaiando para o próximo carnaval.
A quadra da escola fica situada na rua Ana Brito da Silva, 92, na antiga estação de trem de São Matheus.
Em 2016, a Unidos da Ponte será a décima primeira escola a desfilar pela Série B da LIESB.

Aprenda o samba-enredo:

Africanidades: do continete negro à pequena África… Nossa identidade cultural

COMPOSITORES: SIDNEY DE PILARES, SERGINHO CASTRO, ÉRICO ROCHA, RODRIGO TUTIKI, TAVARES, FERNANDES, THIAGO BRITO E DINHO
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: SANTORO E ALEXANDER

Sopro sagrado de Olorum
Criador dos meus ancestrais
O negro atravessou o mar
Com sua bravura veio aportar
Brilhou no horizonte a liberdade
Sou filho da esperança e da igualdade
No toque do xirê, um culto aos orixás
Traz a magia dos rituais
Ayô… Vem no toque do tambor
A negritude não vai se calar
E com a força desse povo vencedor
Ogã firma o ponto, saravá!
Tem feijoada, quer provar?
Olha o Akará do dendê, vem ver
Nos búzios a verdade é revelada
Na pequena África da Tia Ciata
Tem gingado ao som do berimbau
É canto, é dança, raiz cultural
Abre a roda ioiô… Iaiá…
Tem samba até o sol raiar
Tenho alma africana
É soberana a nossa fé
Vai renascer o meu sonho
E a Ponte traz axé!

Ouça o samba:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=jBZSY6TDXzk]

www.facebook.com/unidosdaponteoficial

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.