Reclamação: Sistemas de site, loja e telefonia do Riocard não são integrados!

1083
Um usuário do Bilhete Único, morador de Caxias, que perdeu o cartão diz não conseguir resolver problema pelo telefone ou loja da Riocard. Assim como este, milhares de usuários não tem acesso à internet e não podem depender disso para resolver problemas simples como o cancelamento de um cartão.

riocard01

Olá, na última sexta-feira, 08/01/16, meu pai, que tem 60 anos de idade e é leigo em internet (e consequentemente não tem e-mail) perdeu seu Bilhete Único (Rio) dentro do ônibus. Então ele me pediu ajuda para resolver o problema.

Entrei no site e ví que tinha que te um cadastro ou ligar para o número (21) 2227-4000. Liguei, passei todos os dados do meu pai e disseram que ele tinha que estar na linha ou que ele tinha que ir a uma loja. Como ele não estava presente, disse que bastava ele ir à loja. A mais próxima da casa dele fica em Piabetá-Magé-RJ. Ele foi até lá e o funcionário informou que ele tinha que cancelar o cartão e pedir outro (tinha que pagar uma taxa de cerca de R$23,00). Ele então solicitou o cancelamento mas o atendente disse não poder fazer o cancelamento na loja. Ele só poderia fazer pelo telefone ou pela internet. 1ª questão: do que adianta ter as lojas se não resolvem tudo lá? Por que não é possível na própria loja fazer o cancelamento e solicitar outro visto que ele foi pessoalmente com todos os seus documentos? Bom, o atendente então lhe entregou um papel com um login e senha que ele gerou na hora. 2ª questão: Se o atendente conseguiu gerar uma senha no sistema do site, por que então ele mesmo não concluiu o procedimento? Disse que meu pai deveria resolver pela internet (repito, meu pai não usa internet nem tem e-mail). Ele veio até mim e trouxe o login e senha que lhe fora fornecido. Eu entrei no site, mas os dados não funcionavam e, ao clicar em ESQUECI SENHA, o sistema informou que a senha foi enviada para o e-mail cadastrado que pertencia ao próprio Bilhete Único (cadastro-bu@riocard.com.br). Ou seja, o funcionário cadastrou (ou o sistema fez automaticamente, não importa) um e-mail ao qual não temos acesso. Então, chamei meu pai e juntos ligamos para central de atendimento para que pudéssemos fazer o cancelamento. Liguei, expliquei o caso para a Atendente Márcia, esta pediu para falar com meu pai e confirmar seus dados. Ela então finalmente cancelou o cartão. Aleluia!

Então chega a hora H: pedimos então que solicitasse um novo (já sabíamos da taxa de R$23,00), mas a atendente disse que ele deveria voltar à loja e solicitar a troca de e-mail para que, pelo site, ele solicitasse um novo cartão. Meu Deus, que absurdo! Quanto incompetência! Certamente quem fez esse sistema não usa Bilhete Único! Por que, pelo telefone mesmo, a atendente não fez outro pedido? Ou então, por que não pode, pelo telefone mesmo, mudar o e-mail????? Se ela tivesse alterado o e-mail pelo telefone, eu teria dado o meu e-mail, entraria na mesma hora no site e fazia o procedimento. Pedi à atendente pra fazer uma reclamação formal, falar com a Ouvidoria (ela nem sabia que era isso), ela me disse que não podia e não tinha com quem falar. Pedi então que me deixasse falar com o seu superior… mas 5 minutos depois ouvindo aquela graciosa música de fundo… a ligação caiu! Resumindo, do que adianta ter um sistema de atendimento e outro em lojas físicas se nenhum resolve problemas tão simples? Meu pai tem a mim que estou o ajudando, e quem não tem ninguém com acesso à internet? O governo do Estado do Rio de Janeiro pensa que estamos na Europa ou nos EUA onde tudo é resolvido pela internet? Nós sequer temos uma internet descente! Seria tão simples resolver tudo indo à loja ou pelo telefone (para que não consegue ou não sabe usar internet)!

Loja RioCard Central do Brasil
Embora passe todos os dias pela Central, cliente optou por ir à loja de Piabetá (próxima de sua casa) por causa das enormes filas na Central

Ah, e pra lacrar o caixão: não existe um telefone 0800, a ligação nós temos que pagar.


O filho do solicitante abriu reclamação no site ReclameAqui e também pediu a ajuda do Portal Baixada.

Esperamos que a empresa Riocard dê uma solução para este problema, que certamente, atinge muita gente.

Vamos aguardar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui