O Portal Baixada lança o Embaixada Samba para comemorar os 100 anos do Samba

Uma viagem pelos 100 anos do samba através das agremiações

958

Em 27 de novembro de 1916 foi registrado, segundo os documentos existentes na Biblioteca Nacional, o primeiro samba:  O Telefone.

marques-de-sapucaiA composição de Ernesto dos Santos, o popular Donga, em parceria com o jornalista Mauro de Almeida nasceu lá no terreiro da Tia Ciata, na Praça Onze, no Rio de Janeiro. E de lá o samba foi crescendo, crescendo, se espalhando pela cidade, pelo Brasil, pelo mundo…

Para celebrar o centenário do sempre bom e velho samba, O Portal Baixada lança a partir de hoje, 15/01/16, e toda quinta-feira a coluna semanal Embaixada Samba, que vai nos brindar com curiosidades e informações sobre o samba, principalmente na Baixada Fluminense.

A coluna será  assinada pelo publicitário, pesquisador e fã incondicional do gênero, Thot Evangelista.

thot-foto2-perfil-portal_baixadaNascido na Tijuca, ou se preferirem, como diz um trecho de um dos sambas enredos da sua agremiação, “lá nas terras do salgueiro”, Thot  passou  sua infância  em outras terras. Estas, um pouco menos vermelha e mais azul e branca.  Nosso colaborador morou em Nilópolis até o início de sua adolescência e ao retornar para sua materna Tijuca, levou consigo uma grande afinidade com a Baixada.

Hoje, Thot é um dos diretores de composições do Salgueiro, e sua experiência de  mais de 20 anos de avenida  o presenteou.

Fez parte, em algum momento, de desfiles da Beija-Flor de Nilópolis, Grande Rio de Caxias, Unidos da Ponte de São João e   da Leão de Iguaçu.

Ele também é sócio-proprietário da agência de comunicação Hagendas (www.hagendas.com.br) com sede na Rua México, 119 – sl. 2008 – Centro do Rio.

Esperamos que nossos leitores apreciem nossa iniciativa e participem com sugestões de temas para a coluna Embaixada Samba.

Até lá.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.