Em nosso primeiro contato vou desde logo informando a importância do PROTOCOLO DE ATENDIMENTO, qualquer que seja a sua reclamação;

Sempre que ligar para qualquer prestadora de serviço público ou Empresa Privada, para apresentar alguma queixa contra uma falha na prestação de serviço ou no produto adquirido, o Consumidor, deve ter em mente que somente o protocolo fará com que aquele tempo perdido, na ligação, não seja inútil. Sem o protocolo de reclamação o Consumidor fica desprotegido e a possibilidade de obter uma indenização é menor, pois o prudente é que antes do ajuizamento de qualquer ação, o Consumidor, sempre busque resolver o problema junto à empresa.

sac

Um grande exemplo é com telefonia, aonde o Consumidor sempre tem problemas, seja com a telefonia celular ou com a telefonia fixa, valendo destacar que quase todas as Empresas costumam gravar as ligações, estando obrigadas a disponibilizar as cópias das gravações, sem nenhum custo ao cidadão que solicitar, e o Consumidor nunca pode esquecer de pedir o número de seu protocolo, e ter todos eles anotados.

Ao usar o canal telefônico, por exemplo, é importante saber que as empresas reguladas pelo Poder Público Federal (telecomunicações, instituições financeiras, planos de saúde, etc.) estão sujeitas às regras do Decreto 6.523/2008 e da Portaria 2.014/2008, que regulamentam os Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs). Essas empresas devem, entre outras obrigações, fornecer o número do protocolo da ligação e resolver a demanda em até 5 dias úteis.

Sequência “de um monte de números que dá uma preguiça anotar”, o protocolo pode ser fundamental caso a empresa protele a solução do caso, pois ele pode ser usado como instrumento de reclamação nas agências reguladoras (Anatel, ANS, Aneel, por exemplo) e um dos documentos para formalizar queixa nos órgãos de defesa do consumidor.

Por isso, o protocolo não pode ser desprezado. Também com ele é possível solicitar a gravação da conversa com o SAC das empresas reguladas. Portanto, anote o número fornecido e a data da ligação.

Importante! Fornecedores que não são regulados nem sempre fornecem protocolo, não há  a mesma obrigação determinada pelo Decreto citado anteriormente, por isso é importante anotar os dados da chamada (dia, horário e, se possível, o nome do atendente).

cdc

Por isso, neste nosso primeiro bate papo, meu alerta é para que você, prezado Leitor e Consumidor amigo, sempre peça, anote e guarde  o número de protocolo, ele será muito importante no futuro, para fazer valer seus direitos.

Até a próxima semana!


Kleber Aprigio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA