Maratona Teatral em Nova Iguaçu

503

14ª edição do festival Encontrarte tem Marieta Severo, 14 peças e mostra ‘E aí’?

O Encontrarte — Encontro de Artes Cênicas da Baixada Fluminense  – considerado um dos mais importantes festivais de teatro do estado, chega a sua 14ª edição. O encontro que vai movimentar a cidade de Nova Iguaçu, acontece a partir desta quarta-feira, dia 23 de setembro, e segue até o dia 3 de outubro.

Mariah da Penha e Os Fabulosos com alunos da Faetec Nova Iguaçu

Foto: Divulgação

O festival vai apresentar gratuitamente 14 renomadas montagens que vão movimentar a Baixada. O premiado espetáculo Samba Futebol Clube abre o festival no Sesc Nova Iguaçu.

A atriz iguaçuana Mariah da Penha, que faz parte do elenco de ‘Os suburbanos’, no Multishow, na pele de Dalva, mais conhecida como Vóia, vai apresentar a peça ‘Levando a Vida no Cabelo’. “ É uma honra participar deste festival, trazer o teatro para a minha cidade é muito bom”, afirma a atriz.

A ousadia também é característica do EncontrArte: a Via Light será palco da Mostra E Aí?, nos dias 26 e 27 de setembro, paralelo à mostra haverá performances musicais, esquetes e exposições.Este ano, além do grupo estrangeiro, de Portugal, o evento terá ainda apresentações de companhias de Curitiba.

Nesta edição, os espetáculos serão realizados em diferentes locais da cidade como forma de descentralizar e favorecer o acesso da população, um desafio para os organizadores do projeto, uma alegria para o público que, como Gabriel Fontoura, 22, espera ansiosamente pelos espetáculos. “Faço teatro desde 11 anos e quando conheci o EncontrArte adorei. Todo ano eu vou ao festival e este ano não seria diferente”, diz o jovem, que é estudante da Escola Técnica João Luis do Nascimento, um dos locais escolhidos para ser palco do EncontrArte.

Outro grupo animado é o iguaçuano F.A.M.A – Fábrica de Atores e Material Artístico. Eles vão apresentar uma cena da peça ‘O Mágico de Oxente’, uma versão nordestina do ‘Mágico de Oz’.

A acrobata Cecília Viegas, 33, fará um número de lira,uma espécie de bambolê de ferro que gira no ar. O número faz parte do espetáculo ‘Os Fabulosos’, encenado pelos atores Marcos Camelo e Cesar Tavares.

Por trás das cortinas, 20 profissionais trabalham duro para fazer teatro, dança e música se misturarem em um burburinho cultural. “A cada ano queremos fazer um espetáculo melhor e entregar um trabalho de alta qualidade. Nosso desafio é transformar a adversidade em solução usando-a em nosso favor”, entrega a produtora do Encontrarte, Claudina Oliveira.

Em busca de um lugar pra chamar de seu

O sonho de trazer o teatro para Nova Iguaçu foi o que motivou os produtores Claudina Oliveira, Fábio Mateus e Tiago Costa, há 14 anos, quando fundaram o EncontrArte. “Queríamos ter na cidade o teatro que víamos fora, mas que não tinha aqui”, relembra Tiago.

Os “superprodutores’ Fábio Mateus, Claudina Oliveira e Tiago Costa querem montar espaço cultural

Foto: Alziro Xavier / Divulgação

Anos depois, o sonho é ter um espaço para as apresentações teatrais. “Já solicitamos uma sessão diária em um dos teatros do município para ações contínuas de entretenimento e cultura”, revela Fábio.

Atrações
  • SAMBA FUTEBOL CLUBE– 23/09 – 20h -SESC Nova Iguaçu- Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá.
  • NAQUELE INSTANTE– 24/09 20h – Sala de Espetáculo Amir Haddad-Av. Getúlio de Moura, 1302 – Centro.
  • LEVANDO A VIDA NO CABELO – 25/09 – 20h – Laboratório Cultural-Rua Rainha Elizabeth, 188 – Califórnia.
  • MOSTRA E AÍ?– 26/09 – Av. Arcelino Pereira Neves. Próximo ao Polo Gastronômico, Via Light.
  • FAZER UM BEM – 27/09 -16h-Av. Arcelino Pereira Neves S/Nº.
  • OS FABULOSOS– 28/09 – 13h – FAETEC -João Luiz do Nascimento- R.Luís de Lima, 272 – Centro.
  • ZÉ TROCA PÉ– 29/09 – 10h – SESC Nova Iguaçu- R.Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá.
  • O BEIJO NO ASFALTO– 29/09 20h – SESC Nova Iguaçu-R.Dom Adriano Hipólito, 10- Moquetá.
  • 15 ANOS DE IRMÃOS BROTHER– 30/09 – 10h – SESC Nova Iguaçu – R. Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá.
  • ONE MAN ALONE– 30/09-20h SESC Nova Iguaçu – R. Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá.
  • Z- AS IMAGENS SÃO PALAVRAS QUE SUMIRAM– 01/10 10h – Complexo Cultural- Teatro Sylvio Monteiro-R. Getúlio Vargas, 51 – Centro.
  • TROPEÇO – 01/10 – 20h – Complexo Cultural- Teatro Sylvio Monteiro-R. Getúlio Vargas, 51 – Centro.
  • AS DUAS – 02/10 – 10h – Complexo Cultural- Teatro Sylvio Monteiro-R. Getúlio Vargas, 51 – Centro.
  • A ILÍADA -02/10 – 20h – Complexo Cultural- Teatro Sylvio Monteiro-R. Getúlio Vargas, 51 – Centro.
  • HOMENAGEM AOS 200 ANOS DE MARTINS PENA – 03/10 – 20h – Complexo Cultural- Teatro Sylvio Monteiro-R. Getúlio Vargas, 51 – Centro.
Fonte: O Dia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui