Hemorio aceitará doações de sangue na Baixada Fluminense

Trote Solidário “Sou Sangue Bom”

109

De 11 a 14 de setembro, das 10h às 15h, a unidade Estácio de Nova Iguaçu – em parceria com o Hemorio – promoverá o Trote Solidário “Sou Sangue Bom”.

No local, será instalado uma unidade móvel do próprio Hemorio para que estudantes, professores e demais colaboradores da instituição possam doar sangue. A ação também será aberta a todos os moradores da Baixada Fluminense que queiram participar deste grande movimento de cidadania. A Estácio de Nova Iguaçu fica na Estrada Drº Plínio Casado, 1.466, no Centro. Seguem abaixo informações para as pessoas que querem saber como poderão doar sangue:

Por que doar? Pois doando sangue você pode salvar até 4 VIDAS, o volume de sangue é reposto em até 12 h, justamente por esse motivo o Hemorio recomenda a ingestão de bastante líquido e repouso após a doação. Para quem trabalha, o instituto disponibiliza uma declaração de doação para justificar ausência no emprego. Quem pode e quem não pode doar sangue? Pessoas entre 16 e 67 anos de idade, portando um documento de identificação com foto, lembrando que, menores de 18 anos precisam apresentar a autorização do responsável preenchida e assinada. Essa declaração pode ser retirada na unidade Estácio Nova Iguaçu ou no site do Hemorio.

A primeira doação pode ser realizada até os 60 anos e a pessoa deve ter peso acima de 50 quilos, além de estar bem de saúde. Se o voluntário estiver gripado, resfriado e com febre, a doação só poderá ser realizada após 7 dias do término dos sinais desses sintomas. É importante lembrar que o cidadão não pode estar em jejum prolongado nem ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 4h.

Não poderão doar, pessoas que tenham usado drogas ilícitas; que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h; portadores de doenças crônicas, excetuando hipertensos desde que não façam uso de betabloqueadores; quem adquiriu hepatite B após 11 anos de idade; mulheres grávidas ou que estejam amamentando até um ano após o parto; quem fez extração dentária em menos de 7 dias; anêmicos; aqueles que mantiveram relação sexual com mais de três pessoas nos últimos 12 meses; quem fez tatuagem e piercings nos últimos 12 meses. E se o piercing estiver na língua ou nas genitais, o voluntário não poderá fazer a doação.

*A doação de sangue não é check-up sorológico, portanto, caso o interessado em doar tenha se exposto a uma situação de risco e deseja realizar testes para diagnosticar possíveis doenças, é aconselhável se dirigir a um CTA (Centro de Testagem Anônima). Como o próprio nome diz, o exame é anónimo e os resultados não serão conhecidos por outras pessoas somente por você e o profissional que realizou o exame.

Serviço:

Evento – Trote Solidário “Sou Sangue Bom”

Data – de 11 a 14 de setembro

Horário – das 10h às 15h

Local – Estácio de Nova Iguaçu – Estrada Drº Plínio Casado, 1.466, no Centro

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.