Escola estadual de Caxias se classifica em 2º lugar no Desafio Transforma

1135
Ciep 434 – Professora Maria José Machado, em Caxias, obteve 3.201 ‘revezamentos’.

O Ciep 434 – Professora Maria José Machado, de Duque de Caxias, se classificou em 2º lugar no Segundo Desafio Escolar 2015 do Programa Transforma, com a temática “Revezamento da Tocha”. Ao todo, foram 770 escolas participantes em 19 estados do Brasil, contabilizando mais de 114 mil ‘revezamentos virtuais’ (compartilhamentos).

desafio_transforma_duque_de_caxias2015-2

A diretora geral da unidade escolar, Maria José Fonseca, contou como a escola conseguiu se destacar entre tantas inscritas em todo o país.

– A conquista do segundo lugar foi fruto da dedicação de toda a comunidade escolar. Nossos alunos ficavam sempre no contraturno traçando estratégias para conseguir votos. A persistência deles nos mostrou como é importante participar desses eventos – destacou.

A competição, promovida pelo Transforma, programa do Comitê Rio 2016 que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para dentro das escolas, desafiou unidades escolares de todo o país a construírem sua própria tocha e realizarem um revezamento virtual (compartilhamento), por meio do Facebook.

Segundo a aluna Jennifer Lara de Lima, do 9º ano do Ensino Fundamental, a competição uniu e mobilizou toda a escola.

– A escola decidiu batalhar para alcançar o primeiro lugar. Depois das aulas, a gente ia para as ruas pedir votos, explicava como funcionava o revezamento, e muitas pessoas ajudaram. A escola inteira acreditou e o nosso sonho acabou virando realidade. Estamos ansiosos para receber a tocha – comemorou a estudante.

desafio_transforma_duque_de_caxias2015

O professor William Manhaes, que leciona a disciplina de Arte no Ciep 434, contou o que motivou a inscreveu a escola no Desafio.

– Sempre procuro aproveitar todas as oportunidades. Trazer para a unidade atividades que vão além da sala de aula. A tocha que criamos tem um valor muito grande. Com ela, trabalhamos a união dos alunos, o trabalho em conjunto, a cooperação. A participação da nossa comunidade escolar foi tomando uma proporção muito grande e essa união foi a responsável pelo resultado da escola – ressaltou o professor.

As dez escolas com mais ‘revezamentos’ serão premiadas com uma réplica da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A previsão é que os prêmios sejam entregues em maio de 2016.

Confira, abaixo, a classificação final:

1º – Presidente Castelo Branco – Piraí/RJ – 3.492 pessoas
2º – Ciep 434 Professora Maria Jose Machado – Duque de Caxias/RJ – 3.201 pessoas
3º – Paraisense – São Sebastião do Paraíso/MG – 3.065 pessoas
4º – E.E. Doutor Osvaldo Prediliano Santana – Salinas/MG – 3.051 pessoas
5º – Escola SESI Jacarepaguá – Rio de Janeiro/RJ – 2.476 pessoas
6º – Walter Francklin – Três Rios/RJ – 2.450 pessoas
7º – Centro Educacional SESI 179 – Jundiaí/SP – 2.415 pessoas
8º – Clertan Moreira do Vale – Tupaciguara/ MG – 2.118 pessoas
9º – Professor José Miranda – Salinas/MG – 1.734 pessoas
10º – Messias Pedreiro – Uberlândia/MG – 1.598 pessoas


Programa Transforma

O Programa ‘Transforma’ é uma iniciativa do Comitê Rio 2016 em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, com o objetivo de fortalecer o papel do jovem como agente de transformação, criando oportunidades para os estudantes vivenciarem os valores Olímpicos e Paralímpicos e experimentarem novos esportes, engajando-se no maior evento esportivo do mundo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui