Shopping em São João de Meriti recebe projeto Experimentando Diferenças

0
489

 

A Arena Olímpia do Shopping Grande Rio se transformará em um circuito de esportes adaptados com o evento “Experimentando Diferenças”.

paralimpiadaEntre os dias 21 e 30 de junho, o público poderá  explorar a aparelhagem dos esportes paralímpicos e vivenciar as mais diversas sensações, além de ultrapassar as limitações vencidas diariamente pelos atletas. O projeto, que possui a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio da Loterias Caixa, será realizado em parceria com o Shopping Grande Rio.

Em uma arena montada especialmente para a atração, os monitores auxiliarão o público a jogar futebol com os olhos vendados utilizando uma bola sonora; basquete, corrida e bocha desportiva em cadeira de rodas; além de games com simulação virtual sob a temática dos esportes adaptados, especialmente desenvolvidos para o evento.

De acordo com a gerente de Marketing do Shopping Grande Rio, Vanessa Mourão, a ação visa acompanhar o momento histórico vivido pelo Rio de Janeiro, que sediará o maior evento esportivo do mundo, e levar ao público da Baixada Fluminense a sensibilidade e vibração dos esportes paralímpicos. “Precisamos aprender a nos colocar no lugar do próximo. Esperamos com esse projeto levar ao nosso público, de uma forma divertida e lúdica, ensinamentos sobre superação, força e vontade de viver. Não existe barreiras para quem quer vencer e nos alegramos em poder passar essa mensagem aos nossos clientes”, declara a executiva.


Sobre o convidado da abertura

paralimpiada-luis_claudio_pereira_portal-baixadaLuiz Cláudio Pereira é um atleta paraolímpico brasileiro, ganhador de seis medalhas de ouro nas Paraolimpíadas em modalidades que incluem o arremesso de peso, lançamento de dardo e o lançamento de disco. Foi vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro . Ficou paraplégico aos 16 anos durante uma luta de judô.


 

Presenças especiais – A cada etapa, o evento conta com participações de atletas e ex-atletas renomados para tardes de autógrafos, fotos e oficinas. Já participaram as estrelas do paradesporto nacional como o nadador Daniel Dias, o jogador de bocha Dirceu Pinto, a velocista Terezinha Guilhermina, os jogadores de futebol Ricardinho Alves e Jefinho Gonçalves, a ginasta Laís Souza e o atleta de canoagem, Fernando Fernandes. As edições anteriores também contaram com a presença de Arthur Zanetti, da ginástica olímpica; Robson Caetano, do atletismo; Flávio Canto, do judô; o ex-jogador Raí, entre tantos outros.

 Para os atletas envolvidos, o contato com um público está cada vez mais abrangente e motivador. E quem confirma isso é Ricardinho Alves, atleta da Seleção Brasileira de Futebol de 5, o melhor jogador de futebol de cegos do mundo, eleito duas vezes e atual detentor do título. “É um trabalho de divulgação que mexe com as pessoas. Elas saem com outra visão do atleta de paradesportos”, diz Ricardinho.

Fernando Fernandes, tetracampeão de paracanoagem, é outro grande parceiro do projeto. “Eu, que conheci esse projeto de maneira inusitada, fiquei encantado. Fico feliz que o público possa acompanhar nossa felicidade (dos atletas) através desse grande projeto que já rodou o país inteiro. O esporte tem esse papel justamente de quebrar paradigmas, de quebrar preconceitos e vencer barreiras, e o ‘Experimentando Diferenças’ é fundamental para isso. Participar é um prazer”, relata o atleta.

A jovem Lais Souza, atleta olímpica que sofreu recentemente um acidente ao praticar esportes na neve, se declara fã do projeto e afirma que sempre aprende muito durante as visitas. “Acho o projeto esplêndido. É uma forma atenciosa e carinhosa de levar informação para as pessoas, para os leigos. Aprendo bastante aqui e vejo como uma porta muito grande porque os jogos estão chegando e é importante abrir a cabeça, entender. Sempre fico feliz em participar”, afirma a garota sempre muito atenciosa e carinhosa com o público.

O prêmio – O projeto Experimentando Diferenças foi escolhido entre 350 inscritos do Brasil inteiro, vencedor do Programa Melhores Práticas em Gestão Local, cujo objetivo é reconhecer e valorizar experiências bem sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país. Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da Organização das Nações Unidas (ONU): “As Melhores Práticas e Lideranças Locais” (Best Practices and Local Leadership Programme). Com essa vitória, o Experimentando Diferenças, além de receber o troféu, vem sendo divulgado e inscrito em premiações do mundo inteiro que têm relação com o tema, com destaque para o concurso que acontecerá em Dubai, organizado pela Onu-Habitat.

Apoio da Caixa ao Paradesporto 

A CAIXA é responsável pelo repasse aos Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros de 2% da arrecadação bruta de todas as apostas efetivadas nas Loterias Federais. Os recursos oriundos de Loterias Caixa representam hoje a permanente garantia de realização do programa de fomento ao esporte adaptado, colocado em execução pelo CPB. Uma espécie de coluna vertebral da

estrutura que o Comitê põe a serviço da consolidação do esporte adaptado no Brasil. Principal agente financeiro das políticas públicas de desenvolvimento social, a CAIXA, ao investir no paradesporto brasileiro, mais do que propiciar aos atletas de alta performance condições essenciais de treinamento em competições e torneios nacionais e internacionais, valoriza a inclusão social, a educação e a descoberta de novos talentos.


 

Experimentando Diferenças –  Shopping Grande Rio
Período: De 21 a 30 de junho de 2016

Local: Arena olímpia – Praça Principal

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 14h às 20 horas, sábados das 10 as 22 e aos domingos e feriados, das 14h às 20h.

O Shopping Grande Rio fica na Rua Maria Soares Sendas, 111, São João de Meriti. Telefone: (21) 2430-5111.

DEIXE UMA RESPOSTA