Reclamação: Sistemas de site, loja e telefonia do Riocard não são integrados!

1022
Um usuário do Bilhete Único, morador de Caxias, que perdeu o cartão diz não conseguir resolver problema pelo telefone ou loja da Riocard. Assim como este, milhares de usuários não tem acesso à internet e não podem depender disso para resolver problemas simples como o cancelamento de um cartão.

riocard01

Olá, na última sexta-feira, 08/01/16, meu pai, que tem 60 anos de idade e é leigo em internet (e consequentemente não tem e-mail) perdeu seu Bilhete Único (Rio) dentro do ônibus. Então ele me pediu ajuda para resolver o problema.

Entrei no site e ví que tinha que te um cadastro ou ligar para o número (21) 2227-4000. Liguei, passei todos os dados do meu pai e disseram que ele tinha que estar na linha ou que ele tinha que ir a uma loja. Como ele não estava presente, disse que bastava ele ir à loja. A mais próxima da casa dele fica em Piabetá-Magé-RJ. Ele foi até lá e o funcionário informou que ele tinha que cancelar o cartão e pedir outro (tinha que pagar uma taxa de cerca de R$23,00). Ele então solicitou o cancelamento mas o atendente disse não poder fazer o cancelamento na loja. Ele só poderia fazer pelo telefone ou pela internet. 1ª questão: do que adianta ter as lojas se não resolvem tudo lá? Por que não é possível na própria loja fazer o cancelamento e solicitar outro visto que ele foi pessoalmente com todos os seus documentos? Bom, o atendente então lhe entregou um papel com um login e senha que ele gerou na hora. 2ª questão: Se o atendente conseguiu gerar uma senha no sistema do site, por que então ele mesmo não concluiu o procedimento? Disse que meu pai deveria resolver pela internet (repito, meu pai não usa internet nem tem e-mail). Ele veio até mim e trouxe o login e senha que lhe fora fornecido. Eu entrei no site, mas os dados não funcionavam e, ao clicar em ESQUECI SENHA, o sistema informou que a senha foi enviada para o e-mail cadastrado que pertencia ao próprio Bilhete Único (cadastro-bu@riocard.com.br). Ou seja, o funcionário cadastrou (ou o sistema fez automaticamente, não importa) um e-mail ao qual não temos acesso. Então, chamei meu pai e juntos ligamos para central de atendimento para que pudéssemos fazer o cancelamento. Liguei, expliquei o caso para a Atendente Márcia, esta pediu para falar com meu pai e confirmar seus dados. Ela então finalmente cancelou o cartão. Aleluia!

Então chega a hora H: pedimos então que solicitasse um novo (já sabíamos da taxa de R$23,00), mas a atendente disse que ele deveria voltar à loja e solicitar a troca de e-mail para que, pelo site, ele solicitasse um novo cartão. Meu Deus, que absurdo! Quanto incompetência! Certamente quem fez esse sistema não usa Bilhete Único! Por que, pelo telefone mesmo, a atendente não fez outro pedido? Ou então, por que não pode, pelo telefone mesmo, mudar o e-mail????? Se ela tivesse alterado o e-mail pelo telefone, eu teria dado o meu e-mail, entraria na mesma hora no site e fazia o procedimento. Pedi à atendente pra fazer uma reclamação formal, falar com a Ouvidoria (ela nem sabia que era isso), ela me disse que não podia e não tinha com quem falar. Pedi então que me deixasse falar com o seu superior… mas 5 minutos depois ouvindo aquela graciosa música de fundo… a ligação caiu! Resumindo, do que adianta ter um sistema de atendimento e outro em lojas físicas se nenhum resolve problemas tão simples? Meu pai tem a mim que estou o ajudando, e quem não tem ninguém com acesso à internet? O governo do Estado do Rio de Janeiro pensa que estamos na Europa ou nos EUA onde tudo é resolvido pela internet? Nós sequer temos uma internet descente! Seria tão simples resolver tudo indo à loja ou pelo telefone (para que não consegue ou não sabe usar internet)!

Loja RioCard Central do Brasil
Embora passe todos os dias pela Central, cliente optou por ir à loja de Piabetá (próxima de sua casa) por causa das enormes filas na Central

Ah, e pra lacrar o caixão: não existe um telefone 0800, a ligação nós temos que pagar.


O filho do solicitante abriu reclamação no site ReclameAqui e também pediu a ajuda do Portal Baixada.

Esperamos que a empresa Riocard dê uma solução para este problema, que certamente, atinge muita gente.

Vamos aguardar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.