Pensou Beleza, Pensou Baixada! Região tem mais de 25 mil salões de beleza.

Mulheres da região chegam a gastar cerca de R$ 125

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O  Brasil tem aproximadamente 495 mil pequenos negócios dedicados ao segmento de Beleza e Estética. Destes, quase 62 mil estão no Rio. Tá achando muito? então pode ficar pasmado: nos treze municípios da Baixada são mais de 25 mil MEIs (Micro Empreendedores Individuais).

Apenas Duque de Caxias e Nova Iguaçu reúnem mais de seis mil salões de beleza”, explica Valderlene Hilário de Souza, a Lene, coordenadora do Projeto Sebrae Beleza. Trata-se de um verdadeiro “exército” de aproximadamente 20.500 manicures, pedicures e barbeiros, que se unem a 5.200 depiladores, esteticistas e maquiadores.

Para se ter uma ideia da representatividade do setor basta ver os números. O consumo dos brasileiros em produtos e serviços de beleza, no ano passado, movimentou cerca de R$ 50 bilhões.

De acordo com o coordenador do Sebrae, Décio Lima, boa parte desse resultado se deve àsmulheres entre 18 e 24 anos que pertencem a classe C. Vaidosas e mais independentes do que as outras da mesma faixa etária e de outras classes sociais, 72% destas jovens já estão inseridas no mercado de trabalho e 14% ainda ganham mesada.

“E temos pesquisas que demonstram que as jovens trabalhadoras desta classe social chegam a gastar 71% do que ganham em moda e beleza. Elas se alinham com as estatísticas que mostram que, dentre as mulheres que vivem em regiões metropolitanas no país, 80% frequentam salões de beleza, com um gasto médio mensal de R$ 125”, disse, lembrando que o Sebrae tem diversos cursos de gestão para as empresas.

A moda agora é ser natural

Os cabelos crespos e enrolados estão com tudo. A valorização dos cachos está intimamente ligada à beleza e autoestima da mulher. E essa moda pegou em cheio na Baixada, segundo a proprietária do salão Naturalmente Bellos, Liliana Corrêa. Para ela, os cortes dos cabelos deste tipo estão mais ousados.

“Um dos mais pedidos é o todo picotado por camadas, que dá volume e deixa os cachos bem armados. Outro é a versão black do estilo Chanel. A mulher aprendeu a valorizar a beleza natural”.

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