O que a união faz, leão nenhum desfaz. Este poderia ser uma espécie de bordão conceitual para explicar a criação  do Grêmio Recreativo Escola de Samba Leão de Nova Iguaçu, ou como carinhosamente é chamada, Leão de Iguaçu. Uma escola de Nova Iguaçu que participa do carnaval da cidade do Rio de Janeiro desde 1986.

leao-de-nova-iguacu3-portal_baixadaPara entender o tal bordão, precisamos dar um pulinho lá na década de 60, onde tudo começou. Um time de futebol do bairro de Santa Eugênia, conhecido com os Intocáveis, além da bola, ironicamente gostavam de tocar instrumentos, fazer samba e brincar carnaval. E então criaram o “bloco dos índios”. Após alguns anos, a amizade dos foliões fez  o bloco crescer e ganhar o nome de Grêmio Recreativo União de Nova Iguaçu. Mas por um erro de registro, foi assinalado Leão ao invés de União.

leao-de-nova-iguacu-portal_baixadaE como o rei da selva além da majestade traz consigo a exuberância e  a bravura de um dom mais belos animais da floresta, a turma decide então manter o nome oficial de Leão de Nova Iguaçu, tornando-se Escola de Samba a partir de 1986.

Com uma trajetória que passa pelos diversos grupos na ciranda de letras e números em que se dividem as nomenclaturas e categorias das associações  organizacionais do carnaval carioca, a Leão de Iguaçu desenvolveu, ao longo desses hoje 30 anos, diversos grandes enredos. Diversos também foram os homenageados pela Escola, desde a autora de novelas, a imortal Janete Clair em 1992 com o enredo O Leão na Selva de Ilusões, ao filho ilustre da cidade, Neguinho da Beija-Flor, no carnaval de 2009 com o enredo De Neguinho da Vala, a Neguinho da Beija-Flor. Um príncipe negro na corte do leão. Já em 2013, o enredo foi Andrezinho, um dos  integrantes do Grupo Molejo e filho do lendário Mestre André da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel.   E a homenagem familiar se estendeu, em 2014 sua irmã Babi, uma das maiores portas-bandeira do carnaval, casada com o sambista Arlindo Cruz, foi a grande homenageada.

leao-de-nova-iguacu2-portal_baixadaEm 2016, a Leão será a 4ª  escola da terça-feira 09 de fevereiro, a desfilar na Intendente Magalhães com o enredo “Pas de Dance” Hoje tem festa no arraia!        A história e a festa típica brasileira de origem francesa será assinada pelo carnavalesco Cid Carvalho, que para quem não lembra, assinou no ano passado o carnaval da famosa e tradicional Estação Primeira Mangueira. A Escola traz ainda o reforço do consagrado Nêgo, como seu novo intérprete oficial.

À Leão, nosso desejo de garra, força e , claro, muita união ao pisar na Avenida.

 

www.facebook.com/leaodeiguaçu

DEIXE UMA RESPOSTA