Inscrições para o Parlamento Juvenil do Rio prorrogadas até o dia 30

Mais de 90 alunos de escolas públicas estaduais serão eleitos e vão representar suas cidades na Alerj

0
170
As inscrições para o Parlamento Juvenil foram prorrogadas até o próximo dia 30. Alunos do 1° e do 2° ano do Ensino Médio de escolas públicas estaduais, com idade entre 14 e 17 anos, podem participar.

Mais de 90 estudantes serão eleitos e vão representar suas cidades na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O interessado deve acessar o site www.parlamento-juvenil.rj.gov.br e preencher a ficha de inscrição.
 
Os inscritos em cada uma das 1.274 escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) vão participar de um processo de eleição, em que os alunos votarão e escolherão seus representantes. Serão eleitos jovens dos 92 municípios do estado, que vão vivenciar, durante uma semana, o ambiente político da Alerj, discutindo e aprimorando projetos de lei que eles mesmos criaram. Ao final, as propostas dos estudantes podem virar lei estadual, sancionada pelo governador.
 
O Parlamento Juvenil é uma parceria entre a Alerj, Secretaria de Estado de Educação e Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e pretende incentivar a participação política dos jovens alunos.  
 
– Envolver os alunos no debate político é importante. Quem sabe daqui a alguns anos não veremos esses alunos representando suas cidades em cargos políticos e participando, por meio do legislativo, da criação de leis e do desenvolvimento social do estado. O Parlamento Juvenil pode ser o primeiro passo para isso acontecer – destaca o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

DEIXE UMA RESPOSTA