Contas de luz de clientes da Light vão subir 10,45%, em média

Novas tarifas poderão ser aplicadas a partir do dia 15 de março. Alta média para os consumidores residenciais será de 9,81%.

0
11

A tarifa de energia da Light vai subir, em média, 10,45% a partir do dia 15 de março.

O reajuste tarifário foi aprovado nesta terça-feira (14) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O reajuste médio para os consumidores de alta tensão, que são as indústrias, será de 11,89%, em média. Para os consumidores residenciais, que são atendidos em baixa tensão, o efeito médio do reajuste será de 9,81%.

Segundo a Aneel, o aumento dos custos com transmissão de energia, que impactou a tarifa em 4,26%, é uma das explicações para essa alta nas contas de luz de clientes da Light. Esse aumento é reflexo da indenização que será paga às empresas de transmissão.

Já a contribuição para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), um fundo do setor elétrico, impactou negativamente as tarifas da Light, em – 2,86%.

A tarifa de 2017 da Light já incluiu no cálculo a devolução de recursos cobrados a mais dos consumidores em 2016. A Aneel decidiu nesta terça que essa devolução será feita a todos os consumidores, de uma vez, o que deve ocorrer até o final de abril.

A Light atende cerca de 4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 31 municípios do Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA