CNH venceu? Saiba os passos para a renovação

0
323

É importante que todo motorista esteja sempre por dentro da data de validade de sua Carteira Nacional de Habitação (CNH).

O Detran-RJ oferece serviço que envia e-mail para alertar sobre a validade da CNH e, mesmo que o prazo expire, o motorista pode dirigir com ela vencida por mais 30 dias.

Os entraves começam ao fim destes 30 dias, quando deixa de ser permitido dirigir. Se for pego, o motorista estará sujeito a uma multa gravíssima (R$ 191,54, sete pontos na carteira e a habilitação é apreendida), caso seja pego por aí dirigindo. O veículo é apreendido e só pode ser retirado por alguém habilitado. Mas é importante lembrar que o motorista não é obrigado a refazer todo o processo de habilitação caso o prazo de renovação seja superado.

Os procedimentos de renovação são relativamente simples, e podem ser iniciados a partir do último mês de validade. Não há motivos para correr riscos. Basta acessar o site do Detran e seguir o passo-a-passo.

Por exemplo, quem tem CNH com foto emitida no Estado do Rio de Janeiro, precisa apresentar ao Detran-RJ identidade, o original da CNH vencida, o original do Documento Único do Detran de Arrecadação (DUDA) pago, comprovante de residência – caso tenha mudado de endereço -, e original e cópia de documento que comprove o endereço de trabalho, um opcional que ajuda a definir a região onde os exames serão feitos. Isso porque é obrigatória a realização dos exames médico e psicotécnico em clínicas habilitadas.

Condutores habilitados antes de 21 de janeiro de 1998 em outros estados devem fazer o curso de reciclagem ministrado pelo órgão.

Atenção! Em junho de 2014 entra em vigor resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) exigindo que habilitados das categorias C, D e E deverão passar por exame toxicológico para verificar se existem substâncias psicoativas no organismo, antes da renovação da CNH.

DEIXE UMA RESPOSTA