A Baixada é Fashion!

Com 3.712 empresas e quase 27 mil empregos, o setor é um dos mais importantes por aqui

0
273
O estado do Rio tem 26.771 empresas formais ligadas à indústria da moda, gerando quase 196 mil empregos com carteira assinada.

Na Baixada Fluminense o setor de moda possui cerca de 3.712 empresas, 93,1% delas são ligados às vendas no varejo. Somente na região estas empresas empregam 26.588 trabalhadores formais, o que corresponde a 13,6% do índice do setor no estado.

Segundo a gerente de Moda do Sistema Firjan, Ana Carla Torres, estes são indícios de uma indústria em expansão. “O setor de confecção, por exemplo, possui baixo investimento para abrir um negócio e para testar um produto, isso faz com que tenhamos novos participantes e produtos desenvolvidos com alta agilidade”, avalia.

Mercado varejo de moda movimenta no Brasil cerca de R$ 150 bilhões

Foto: RENATO FONSECA

Na cadeia produtiva do setor de moda estão:indústrias têxteis, de confecção, calçados, bolsas, joias e bijuterias. Além disso, podemos destacar também o comércio varejista do segmento.

O mercado de varejo de moda movimenta noBrasil cerca de R$ 150 bilhões anualmente, segundo a pesquisa Fashion Trends, que foi divulgada ano passado.

Esses números são importantes, pois a análise do negócio da moda requer uma reflexão sobre o tamanho da cadeia produtiva e todos os seus elos, um encadeamento com força social muito expressiva pelo número de empregos que gera no estado do Rio.

Feirões da BR 040 são destaques

No comércio de roupas no estado o circuito de feirões da rodovia BR 040, em Duque de Caxias, se destaca.

O gestor de marketing do Centro Comercial BR 040 (Rodovia Washington Luiz, s/nº, Jardim Primavera, Duque de Caxias, tel.: 7814-3928), Wagner de Souza, afirma que o circuito é um grande sucesso.“É um ponto muito bom, isso atrai os clientes para cá”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA